sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Gestão e Cuidado: Forma e Conteúdo

O pensador, de Rodin


Até então havia uma dificuldade em estabelecer qual era relação entre Gestão e Cuidado. O que se pensava era superficial, mediano, simplório demais que se fizesse perceber a necessidade de dedicar uma disciplina a estes termos e sua conceituação. Os textos eram um tanto complexos, e a tal complexidade não articulava-se as ênfases propostas pela graduação de Psicologia. Mesmo correndo o risco de de traçar uma ariticulação simplista ou superficial. Vamos tentar assim: Vendo um copo d'água, pensei na Gestão e no Cuidado ( insight?!). O copo sendo a Gestão e a água sendo o Cuidado, ou melhor, Gestão é a Forma e o Cuidado o Conteúdo. Em artes forma e conteúdo são motivos de fortes embates. Tema este tratado por Alváro Cunhal em seu livro A Arte, o Artista e a Sociedade,
Na criação artística e na obra de arte, têm de se considerar dois elementos ou aspectos essenciais, em geral mal compreendidos, muitas vezes postos em confronto. Um são os processos formais específicos, independentemente de qualquer intenção do artista de que na sua obra haja ou não haja qualquer outra coisa além dos processos formais. É a “forma” (…). Outro é aquilo que se tem chamado “conteúdo”, compreendido, não com um estreito e sectário significado político, mas como as significações sociais da obra, a mensagem que transmite, a reacção e os sentimentos que provoca nos outros seres humanos e na sociedade em que se integra (Cunhal, 1997, p.29)
Alguns querem privilegiar a forma, dizendo que esta tem a liderança, ela quem manda, ela chamará a atenção para o conteúdo. É o estilo (forma) da escultura que chamará a atenção dos expectadores. É a harmonia das cores da pintura que irá atrair o olhar das pessoas. Sem a forma, a idéia (conteúdo) não significará nada. Sem a forma o conteúdo, mesmo que exista, será invisível ao olhos dos outros, ou ainda, a "má" forma irá subverter toda a idéia de seu conteúdo.  
A forma na arte é um valor do belo, contém um valor estético em si mesma. Na pintura a cor, o traço, a composição, a harmonia, os contrastes. Na escultura os volumes e o seu interrelacionamento. Na música o som nos desenvolvimentos que o caracterizam como som musical. Na literatura a palavra, a linguagem e a sua riqueza intrínseca. Na arquitectura as linhas fundamentais marcando a estrutura da construção» (Cunhal, 1997, p.81).
Posso, então, pensar a Gestão (em psi) como forma que irá estruturar as práticas na instituição, delimitando aquilo que necessite de ordem e planejamento para ser executado. Será maneira pela qual serão traçados caminhos para se chegar aos objetivos desejados pela coletividade. Assim, se me proponho a realizar uma oficina cultural no centro comunitário do meu bairro, devo ter em mente alguns pontos como: estrutura física; espaço suficiente para produção; material a ser utilizado; horários em que poderei trabalhar e receber os interessados; idade dos participantes; adolescentes, adultos ou crianças; entre várias outras coisas, ou seja, devo levar em consideração os processos organizacionais para construir a 'Oficina'.

Outros ainda dirão que o conteúdo é o mais importante do que a forma. Alegando que a forma é efêmera, com importância segundária ou até dispensável. O conteúdo é a essência da arte, sua idéia, o sentimento que deseja se transmitir, a beleza real da obra. Assim dirão que em Van Gogh o importante não é o seu estudo sobre as perspectivas na ilustração de seu quarto, mas o sentimento impresso no seu traçado, a sua intimidade desvelada nos detalhes mínimos de seu leito. Sobre o conteúdo diz Borges:
Quando o artista produz uma obra de arte, coloca nela a sua visão do mundo, sua maneira de pensar e de sentir. Esta maneira de ver as coisas, a espiritualidade do artista (não somente no sentido religioso, mas espiritualidade como a consciência do artista de sua época, de sua vida, de seus valores morais e religiosos) é que constitui o conteúdo da obra de arte. Isto não significa que a obra de arte necessariamente represente a figura do artista, mas sim que a figura do artista está presente no conteúdo (Borges, 200X)
Então, sobre a relação entre conteúdo e Cuidado, poderia voltar ao exemplo da oficina cultural no meu bairro, e pensar além dos aspectos estruturais e organizacionais o seguinte: qual é a idéia central da oficina? Esta idéia se relaciona com a realidade daqueles que participarão da oficina? Como interagir com os participantes para desenvolvermos juntos a proposta? Poderemos criar juntos de maneira que eu não seja apenas alguém que ensina, mas alguém que traz uma idéia e conseguentemente desperte interesses? Compreendo os processo de formação de grupos? Como se dão os processos de formação da subjetividade e as relações intersubjetivas do grupo? Quais fatores sócio-econômicos intereferem na relação dos sujeitos? Serei flexível para entender a demanda? Como poderei relacionar a minha proposta com a demanda que é do grupo? Estes são alguns dos questionamentos que devo fazer levando em consideração a minha interação e do indivíduo com quem pretendo construir. Assim é cuidar do outro

A Gestão será forma pela qual se estruturarão os conteúdos voltados para as práticas de Cuidado. Podendo haver tentativas de se enfatizar uma idéia sobre a outra, mas correndo o risco de se desenvolver algo defasado, medíocre, imcompleto e por conta ineficiente. Se ao elaborar a oficina previlegie aspectos de ordem gerencial e organizacional, talvez acabe por não concluir ou emergir a minha proposta, tornando sua essência inútil ou mero entretenimento, do mesmo jeito, ao priveligiar o Cuidado em detrimento a Gestão, dificulte as minhas práticas e modos de aproximação do sujeito que irá contruir comigo a oficina.

Forma e Conteúdo são indissociáveis na criação artística, quando me proponho esculpir uma estátua precisarei de argila, barro, mármore, para expressar o conteúdo da minha idéia. Se tenho em mente criar um Oficina Cultural no meu bairro, não posso deixar de lado os processos de Gestão, que serão a base para as práticas de Cuidado. E, como já foi dito inúmeras vezes, Gestão e Cuidado se entrelaçam tal como Forma e Conteúdo nos processos de Criação. O sujeito será afetado e também afetará todo o processo no qual está envolvido. Do mesmo jeito que a obra de arte é gerada e gera afetos em seu criador.
 
Quarto em Arles, Van Gogh
 
Com auxílio de:

BORGES, Gilberto André. Conteúdo e Estilo. Disponível em < http://www.musicaeeducacao.mus.br/artigos/gilbertoborgesconteudoeestilonaobradearte.pdf> Acesso em 03 de nov.2010


CUNHAL, Alváro. A Arte, o Artista e a Sociedade. Ed. Caminho. Lisboa, 1997