sábado, 11 de setembro de 2010

A atuação do Psicólogo frente à metamorfose das Formações Profissionais


A psicologia é geralmente definida como a ciência que se concentra no comportamento e
nos processos mentais tendo como objetivo final a saúde mental do indivíduo e,

concomitantemente,  a melhoria da sua qualidade de vida. 

Tradicionalmente, a atuação do psicólogo acontece com a prática clínica de consultório em contato direto com o sujeito que demanda seu serviço. Entretanto, o ser humano é possuidor de um potencial criativo, capaz de se transformar e de provocar transformações sócio-culturais, de interagir com os semelhantes, de se adaptar e alterar o seu ambiente. Diante de todo esse dinamismo, surge a emergência da formação profissional, incluindo os psicólogos, dispostos a se envolverem com as diversas possibilidades, desafios e inovações da complexa contemporaneidade.  

Considerando que todo homem é fruto do seu tempo e que, atualmente, o mundo caminha para uma globalidade, e esta se refere a uma interdependência entre as partes, um novo perfil profissional tem sido exigido, ou seja, um psicólogo em metamorfose. Com formações mais pluralistas, onde o profissional abarque o máximo de conhecimento, aprimorando suas habilidades para além do pensamento restritivo da nomenclatura da sua profissão, sendo necessário que este venha a articular e dialogar com outros saberes, que sejam mais inquiridores dos fenômenos psicossociais da realidade circundante para por fim serem capazes de criarem intervenções que promovam a saúde comum.

As exigências do mercado de trabalho e o novo perfil do profissional alteram o comportamento do indivíduo afetando diretamente a sua qualidade de vida. O psicólogo,  frente a essas transformações profissionais, deverá estar preparado para atuar como agente de cuidado e institucional simultaneamente, ao elaborar projetos terapêuticos que gerem acolhimentos, compromissos e vínculos enquanto administra. Necessita, também, se aperfeiçoar e se adequar a nova realidade, buscando uma melhor compreensão desse novo perfil do ser humano, aprimorando a escuta, expandindo seu referencial teórico, buscando compreender a realidade social, econômica e política, tendo sempre em vista a promoção da qualidade de vida do sujeito, das comunidades e organizações.
                                

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fricção saudável


No dia 11/agosto recebemos como convidado em nossa aula, professor Carlos Henrique Rezende Falci, graduado em Comunicação Social, Doutor em Literatura, o qual nos introduziu no mundo das “Redes”, uma vez que um dos objetivos dessa disciplina é participar desta rede, o blog Gestão e Cuidado, compartilhando nossos aprendizados e desenvolvimento com nossos colegas e professores e quem mais se sentir integrado nesse mundo.
Cacá abordou a criação de rede, momento qual se parte de um interesse coletivo de lidar com informações e conhecimentos, permitindo a formação desta rede que todos tenham acesso a tais dados, possam interagir, criar, opinar, comunicar, compartilhar e consequentemente cuidar deste universo fundado para participação conjunta.

Foi discutida ainda a democratização da informação, conceito básico de um blog como este, tendo em vista seu objetivo a interação, o cuidado com esta rede e a contribuição de todos para o real funcionamento deste método: o aprendizado a partir da troca dos conhecimentos individuais; primeiramente em pequenos grupos e em seguida ampliando para um grupo maior. Foram listados como critérios para esta democratização: a capacidade de recepção da informação, de organização das informações recebidas (classificação), as regras da rede na qual essas informações serão armazenadas e partilhadas e o desejo e intenção dos receptores e emissores de tais informações.

Dentro desse conceito e critérios, podemos ampliar a visão da nossa formação como psicólogos, a importância da sala de aula, do grupo com quem estudamos, dos professores com quem compartilhamos a experiência da aprendizagem. É necessário que estejamos com desejo e intenção de participar desse desenvolvimento, querer e saber ouvir e falar, querer construir conhecimento junto aos colegas aprendizes (referindo-se aqui também professores). Precisa-se ainda saber receber as informações, organizá-las sem necessariamente fragmentá-las, para depois ter capacidade de utilizar de todos esses dados para elaboração de uma nova idéia, um novo questionamento e é claro, repetindo, mas não desgastando, um novo aprendizado, se localizando dentro das regras estabelecidas pelo grupo aqui interrelacionado.


E para finalizar, uma idéia fundamental trazida pelo professor: através de um contato, se adquire uma fricção, e a partir desse atrito, gera-se um incômodo, e esse último causa um fenômeno poderoso: a mudança. Essa idéia nos “incomoda”, fazendo com que pensemos sobre a intenção deste blog, intenção mais prática que uma sala de aula, e provavelmente muito eficaz: gerar o contato entre os indivíduos, criando uma fricção que levará a uma construção em pequenos grupos, e uma vez postada essa criação no blog, todas as idéias entrarão em contato, incomodando a todos, gerando uma mudança, um aprendizado, um desenvolvimento. 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Futuras Profissões

Na última aula, 25/08/2010, discutimos sobre as profissões do futuro; relacionando a formação com o mercado de trabalho, as tendências futuras e como sempre, sobre Gestão e Cuidado.


Num apanhado geral percebemos que as profissões do futuro serão aquelas que possibilitam produzir maiores conhecimentos ao mundo, utilizando a tecnologia avançada e sempre dialogando ambiente e sociedade.

Para tais profissões serão necessárias que as universidades ofereçam uma formação ao alcance do mercado de trabalho, ou seja, que as universidades acompanhem os avanços do mercado para poder oferecer uma especialização mais ampla àqueles que procuram por seus serviços. Ou seja, a formação de um profissional com perfil de pesquisador, integrado com diversas áreas de conhecimento, de visão ampla e em constante transformação.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia nos levaram a pensar que a formação em psicologia apesar de não ser citada como tal possui as características de uma profissão do futuro em seu Art. 3º:



O curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:

a) Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia.

b) Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais.

c) Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico.

d) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.

e) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

f) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações d a área da Psicologia.

g) Aprimoramento e capacitação contínuos.

(BRASIL. Parecer final sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia. Relatora: Marília Ancona-Lopez. Brasília, 19 fev., 2004.)

Ampliando seu foco, na intersubjetividade de novas co-construções, a profissão de psicólogo deve e pode se manter com uma vocação trandisciplinar (Teoria Sistêmica), se tornando um operador de cuidado (acolhimento, responsabilizações,vínculos) e como gerente do processo do cuidar(Psicologia Institucional e Gestão de Pessoas). Construindo redes...



http://www.ufmg.br/diversa/15/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=24