segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Futuras Profissões

Na última aula, 25/08/2010, discutimos sobre as profissões do futuro; relacionando a formação com o mercado de trabalho, as tendências futuras e como sempre, sobre Gestão e Cuidado.


Num apanhado geral percebemos que as profissões do futuro serão aquelas que possibilitam produzir maiores conhecimentos ao mundo, utilizando a tecnologia avançada e sempre dialogando ambiente e sociedade.

Para tais profissões serão necessárias que as universidades ofereçam uma formação ao alcance do mercado de trabalho, ou seja, que as universidades acompanhem os avanços do mercado para poder oferecer uma especialização mais ampla àqueles que procuram por seus serviços. Ou seja, a formação de um profissional com perfil de pesquisador, integrado com diversas áreas de conhecimento, de visão ampla e em constante transformação.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia nos levaram a pensar que a formação em psicologia apesar de não ser citada como tal possui as características de uma profissão do futuro em seu Art. 3º:



O curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:

a) Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia.

b) Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais.

c) Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico.

d) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.

e) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

f) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações d a área da Psicologia.

g) Aprimoramento e capacitação contínuos.

(BRASIL. Parecer final sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia. Relatora: Marília Ancona-Lopez. Brasília, 19 fev., 2004.)

Ampliando seu foco, na intersubjetividade de novas co-construções, a profissão de psicólogo deve e pode se manter com uma vocação trandisciplinar (Teoria Sistêmica), se tornando um operador de cuidado (acolhimento, responsabilizações,vínculos) e como gerente do processo do cuidar(Psicologia Institucional e Gestão de Pessoas). Construindo redes...



http://www.ufmg.br/diversa/15/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=24



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