quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fricção saudável


No dia 11/agosto recebemos como convidado em nossa aula, professor Carlos Henrique Rezende Falci, graduado em Comunicação Social, Doutor em Literatura, o qual nos introduziu no mundo das “Redes”, uma vez que um dos objetivos dessa disciplina é participar desta rede, o blog Gestão e Cuidado, compartilhando nossos aprendizados e desenvolvimento com nossos colegas e professores e quem mais se sentir integrado nesse mundo.
Cacá abordou a criação de rede, momento qual se parte de um interesse coletivo de lidar com informações e conhecimentos, permitindo a formação desta rede que todos tenham acesso a tais dados, possam interagir, criar, opinar, comunicar, compartilhar e consequentemente cuidar deste universo fundado para participação conjunta.

Foi discutida ainda a democratização da informação, conceito básico de um blog como este, tendo em vista seu objetivo a interação, o cuidado com esta rede e a contribuição de todos para o real funcionamento deste método: o aprendizado a partir da troca dos conhecimentos individuais; primeiramente em pequenos grupos e em seguida ampliando para um grupo maior. Foram listados como critérios para esta democratização: a capacidade de recepção da informação, de organização das informações recebidas (classificação), as regras da rede na qual essas informações serão armazenadas e partilhadas e o desejo e intenção dos receptores e emissores de tais informações.

Dentro desse conceito e critérios, podemos ampliar a visão da nossa formação como psicólogos, a importância da sala de aula, do grupo com quem estudamos, dos professores com quem compartilhamos a experiência da aprendizagem. É necessário que estejamos com desejo e intenção de participar desse desenvolvimento, querer e saber ouvir e falar, querer construir conhecimento junto aos colegas aprendizes (referindo-se aqui também professores). Precisa-se ainda saber receber as informações, organizá-las sem necessariamente fragmentá-las, para depois ter capacidade de utilizar de todos esses dados para elaboração de uma nova idéia, um novo questionamento e é claro, repetindo, mas não desgastando, um novo aprendizado, se localizando dentro das regras estabelecidas pelo grupo aqui interrelacionado.


E para finalizar, uma idéia fundamental trazida pelo professor: através de um contato, se adquire uma fricção, e a partir desse atrito, gera-se um incômodo, e esse último causa um fenômeno poderoso: a mudança. Essa idéia nos “incomoda”, fazendo com que pensemos sobre a intenção deste blog, intenção mais prática que uma sala de aula, e provavelmente muito eficaz: gerar o contato entre os indivíduos, criando uma fricção que levará a uma construção em pequenos grupos, e uma vez postada essa criação no blog, todas as idéias entrarão em contato, incomodando a todos, gerando uma mudança, um aprendizado, um desenvolvimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário