No
dia 11/agosto recebemos como convidado em nossa aula, professor Carlos
Henrique Rezende Falci, graduado em Comunicação Social, Doutor em Literatura, o
qual nos introduziu no mundo das “Redes”, uma vez que um dos objetivos dessa
disciplina é participar desta rede, o blog Gestão e Cuidado, compartilhando
nossos aprendizados e desenvolvimento com nossos colegas e professores e quem
mais se sentir integrado nesse mundo.
Cacá abordou a criação de rede, momento qual
se parte de um interesse coletivo de lidar com informações e conhecimentos,
permitindo a formação desta rede que todos tenham acesso a tais dados, possam
interagir, criar, opinar, comunicar, compartilhar e consequentemente cuidar
deste universo fundado para participação conjunta.
Foi discutida ainda a democratização da informação, conceito básico de um blog como este,
tendo em vista seu objetivo a interação, o cuidado com esta rede e a
contribuição de todos para o real funcionamento deste método: o aprendizado a
partir da troca dos conhecimentos individuais; primeiramente em pequenos grupos
e em seguida ampliando para um grupo maior. Foram listados como critérios para
esta democratização: a capacidade de recepção da informação, de organização das
informações recebidas (classificação), as regras da rede na qual essas
informações serão armazenadas e partilhadas e o desejo e intenção dos
receptores e emissores de tais informações.
Dentro desse conceito e critérios, podemos
ampliar a visão da nossa formação como psicólogos, a importância da sala de
aula, do grupo com quem estudamos, dos professores com quem compartilhamos a
experiência da aprendizagem. É necessário que estejamos com desejo e intenção
de participar desse desenvolvimento, querer e saber ouvir e falar, querer
construir conhecimento junto aos colegas aprendizes (referindo-se aqui também
professores). Precisa-se ainda saber receber as informações, organizá-las sem
necessariamente fragmentá-las, para depois ter capacidade de utilizar de todos
esses dados para elaboração de uma nova idéia, um novo questionamento e é
claro, repetindo, mas não desgastando, um novo aprendizado, se localizando dentro
das regras estabelecidas pelo grupo aqui interrelacionado.
E para finalizar, uma idéia fundamental trazida pelo professor: através
de um contato, se adquire uma fricção, e a partir desse atrito, gera-se um incômodo,
e esse último causa um fenômeno poderoso: a mudança. Essa idéia nos “incomoda”,
fazendo com que pensemos sobre a intenção deste blog, intenção mais prática que
uma sala de aula, e provavelmente muito eficaz: gerar o contato entre os
indivíduos, criando uma fricção que levará a uma construção em pequenos grupos,
e uma vez postada essa criação no blog, todas as idéias entrarão em contato,
incomodando a todos, gerando uma mudança, um aprendizado, um desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu cometário