quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ênfases em psicologia: estudando para melhor conhecê-las.

De acordo com as diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, há uma necessidade que o psicólogo tenha habilidades múltiplas, sendo “capaz de diagnosticar, avaliar e atuar em problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, coordenar e manejar processos grupais, atuar inter e multiprofissionalmente, realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterápico, levantando questões teóricas e de pesquisa e gerando conhecimentos a partir de sua prática profissional.”. Isso nos leva a pensar o quanto é importante estarem claras aos estudantes de psicologia a ênfase que vai optar dentro do curso, e mais, a importância de manterem-se em um constante processo de aprendizado, dentro e fora da academia.
As Ênfases:
As palavras Gestão e Cuidado, podem nos remeter a direções bem distintas baseando-se no senso comum. Partimos de tal discussão para a redação deste texto, chegando à conclusão que se a palavra gestão nos leva a pensar no verbo gerir, e portanto à administrar, o psicólogo que der à sua carreira essa direção vai visar exercer cargos dentro das organizações, onde seu principal papel é gerir pessoas (administrar, recrutar, treinar, orientar) com foco principal na organização. Por outro lado, o cuidado traz um aspecto mais humano, focado no “cuidar”, “tomar conta” de uma pessoa que esteja necessitando, seja na clínica, hospital, escolas, entidades sociais, em grupos ou individualmente.
Entretanto, alguns textos estudados nos propiciaram um maior esclarecimento a respeito de tais conceitualizações. O Cuidado, apesar de seu significado estar bem próximo do senso comum, tem que ser analisado com critérios: não pode ser visto somente como uma ênfase, pois é o componente principal na ação do psicólogo, seja qual for a ênfase seguida. Importante ainda ressaltar que a Gestão também está presente no trabalho de qualquer psicólogo. Mesmo aquele profissional que optar por trabalhar em um hospital, por exemplo, com atendimento a pacientes terminais, irá trabalhar com gestão ao mesmo tempo que o cuidado, visto que o hospital é uma organização, e portanto, como qualquer outra área de atuação do psicólogo (clínica, escola, organização), o profissional irá, gerir pessoas, sem que o cuidado fique de fora, então, não há commo se falar de Gestão e Cuidado, dentro da Psicologia, em ambientes separados.
Ao passarmos a refletir sobre essas questões, tivemos a oportunidade de nos deparamos com um exemplo claro desses aspectos na leitura feita sobre o artigo “Qualidade de Vida no Trabalho na Polícia Militar de Minas Gerais” de Aédel Nagib Assaf, psicólogo da PMMG, (encontra-se no endereço: http://www.ismabrasil.com.br/tpls/147.asp?idPagina=165&idPg=794&mAb=n). Com essa leitura pudemos ver claramente a complexidade em que seria avaliar as ênfases separadamente pois o artigo , que tem seu foco no cuidar (qualidade de vida dos policiais militares),  traz inúmeras citações e explicações de Chiavenato, autor de diversos livros de administração, e muito estudado na disciplina de Gestão de Pessoas do curso de psicologia.

Com o aprendizado conseguido através das diversas leituras sobre a diferenciação, ou não, dos termos Gestão e Cuidado dentro da Psicologia, podemos concluir que, muitas vezes, partindo de conhecimentos do senso comum, temos uma certa noção de termos acadêmicos, mas que não podemos dar por verdadeiros, diante das novas possibilidades que aparecem após uma estudo mais aprofundado.

Um comentário:

  1. O texto elaborado pelo grupo Subjetividade traz uma questão muito importante: que qualquer profissional de psicologia, independente da área que optar, irá trabalhar com a gestão e com o cuidado ao mesmo tempo. Não há como separar essas duas ênfases.

    Com as novas mudanças no curso de Psicologia da PUC São Gabriel, esta discussão sobre as ênfases Gestão e Cuidado nos leva a acreditar em uma formação mais ampla dos profissionais de psicologia. O que nos preocupa no momento é pensar nas escolhas entre as duas ênfases, afinal a maioria dos nossos professores nos perguntam: já escolheram entre as duas ênfases? E nós, assim como apresenta o grupo subjetividade, acreditamos que a Gestão e o Cuidado trabalham juntos.

    Precisamos continuar buscando novos significados a essas palavras, sempre atentos as diretrizes curriculares, seus fundamentos e objetivos, pensando na formação de profissionais aptos a tomar iniciativas, gerenciar, com capacidade de pesquisar, avaliar, sintetizar, intervir com base no conhecimento científico. É importante sabermos gerir cuidando!

    Acreditamos que a mudança no currículo do curso de Psicologia da PUC São Gabriel, está investindo em profissionais capazes e qualificados para enfrentar os desafios do mercado contemporâneo.

    GRUPO Ψ SOCIAL
    Emanuelle
    Girlene
    Nayre
    Silvia
    Thais
    Vanessa
    Zilmara

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário