terça-feira, 14 de setembro de 2010

Extensão, Mediação de Conflito e Fica Vivo!

Em primeiro lugar quero parabenizar à todos aqueles que fizeram e ainda fazem parte deste 10 anos de Psicologia na PUC São Gabriel. São 10 anos de contruibuições e crescimentos institucionais, acadêmicos, profissionais e educativos.

O objetivo dessa postagem é levantar alguns pontos importantes discutidos na comunicação coordenada que ocorreu hoje às 10:30 no prédio C sala 106.
Foram apresentados quatro trabalhos dos alunos de psicologia:
  • Extensão universitária, integrada ao ensino e a pesquisa: contribuições para a formação em psicologia;
  • PEPA: trajetórias em pesquisa e extensão;
  • Conhecendo a Mediação de Conflito;
  • Possibilidades de diálogos entre o programa Mediação de Conflitos e o Fica Vivo: reflexões sobre integração.

Os autores do primeiro trabalho trazem suas experiências do Proex (Pró-reitoria de Extensão) e o que estas contribuiram para sua formação profissional. Segundo os autores a Extensão Universitária, integrada ao Ensino e à Pesquisa é rotulada como uma atividade da psicologia social. E é nesse ponto que levantamos a seguinte questão: SERÁ QUE OS GRADUANDOS SABEM O QUE É A PSICOLOGIA SOCIAL? Em nossa turma (6º manhã) esta é a área de menor preferência entre os acadêmicos. Os estudantes de psicologia relacionam as pesquisas e os projetos de extensão da universidade com o trabalho social, talvez seja esse o motivo de poucos participantes. A extensão envolve o social, os direitos humanos, a educação, a saúde, a tecnologia, o trabalho, o meio ambiente, e muitas outras áreas que haja levantamento de pesquisa.


E falando em pesquisa, as meninas do 5º período (manhã) apresentaram seu projeto de pesquisa, iniciado no semestre passado no estágio práticas investigativas, sobre mediação de conflito. O projeto apresenta a mediação de conflitos em três contextos: comunitário, educacional e ? (falha). Muito interessante a iniciativa deste trabalho e neste semestre as garotas estão colocando em prática.


Um outro ponto importante a ser levantado é o artigo publicado por duas alunas, uma de psicologia e outra de pedagogia. Neste artigo elas destacam suas inquietações em relação à integração dos Programas de Prevenção à Criminalidade (Mediação de Conflitos e Fica Vivo!). Elas são mediadoras, cada uma de um programa, e nos contaram sobre suas experiências em integrar dois programas que tinham o mesmo objetivo: combater a criminalidade. Tiveram várias dificuldades e conflitos mas conseguiram fazer com que todos os envolvidos articulassem momentos (ações e atuações) de intervenções conjuntas.


Bom, a discussão foi bem mais que isso, foi ótima e  muito enriquecedora. Esperamos ter colaborado para os que não puderam assitir.


http://mediarconflitos.blogspot.com/2006/08/mediao-e-suas-aplicaes-nos-conflitos.html

Grupo: Ψ SOCIAL

5 comentários:

  1. Olá,

    O Projeto "Conhecendo a Mediação de Conflitos", versa sobre o entendimento da mediação nos âmbitos comunitátio, escolar e jurídico. Escolhemos estes três apenas para delimitar o foco inicial da pesquisa, mas é válido lembrar que a mediação é empregada em diversas situações e contextos. Aos que quiserem mais infgormações acerca da nosssa pesquisa, nos procurem na sala 107- prédio C.

    Obrigada pela lembrança no blog, Wanessa Mara.

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi estebelecido por estas apresentações uma discussão bem legal e que nos proporcionou pensar tanto a extensão universitária, quanto a Psicologia Social. É evidente que essas duas tem muito a contribuir para o social (comunidade interna e externa à universidade), cabe a nós, universitários e estudantes de Psicologia, ter claro quando fazemos extensão e quando fazemos psicologia social. Não cometendo assim, o erro de reduzir uma a outra. Ao entender o que é extensão e o que é Psicologia Social, podemos ter a Psicologia Social como contribuinte teórico para se promover extensão. O que não impede de que outras vertentes também se juntem ao campo da extensão. A extensão identifica as demandas sociais, promovendo o intercâmbio entre universidade e sociedade. E nesse intercâmbio todos os saberes são bem-vindos. Saberes esses, que não perpassam somente o campos das psicologias, mas das várias ciências.

    João Henrique Santos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olás!
    o espaço que tivemos nesta comunicação coordenada foi muito produtivo... E VÁRIAS QUESTÕES PIPOCARAM, como por exemplo:
    * O que é extensão?
    * Extensão e Psicologia Social: Encontros e Desencontros;
    * Nós Rafa e Luana estamos muito felizes pela publicação do artigo no Livro do Programa Mediação de CoNFLITos;
    * os trabalhos desta comunicação "casaram" entre si!
    Muito bom!!!
    E que QUESTÕES SEJAM FERMENTADAS (né Cássia? hihi) e que possamos QUESTIONAR, DIALOGAR E CONSTRUIR!

    Abraços,

    PEPAS ( Dani, Gisa, Fê, Bianca, Eustáquio, Cléria e Luana)

    ResponderExcluir
  5. Esse debate foi realmente produtivo e de sala cheia!! Partimos dos trabalhos apresentados para uma discussão sobre o currículo de psicologia da Puc São Gabriel e o tripé da formação universitária: ensino, pesquisa e extensão. Identificamos no curso, além de projetos específicos, outros momentos e disciplinas que articulam esse tripé da formação. Os estágios profissionalizantes, as monografias e os estágios em práticas investigativas foram alguns citados.
    As relações entre saberes e profissões, o trabalho interdisciplinar e a pesquisa-ação também foram assuntos abordados. O texto da Spink sobre formação de psicólogos parecia vivo ali! E com o tempo esgotado, um gostinho de quero mais ficou ali no corredor, fora do prédio, em outros espaços...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário