domingo, 14 de novembro de 2010

Ética no cuidado numa perspectiva estética


A ética é vital nesse mundo desenfreado pela lógica de mercado, que tenta subtrair o humano, a subjetividade e a dignidade. Sendo assim, é preciso ter a prática de sentimentos ingênuos como confiança/desconfiança, amor e querer e ver realizações, no mais amplo sentido. No artigo “O ético e o estético nas relações de cuidado em enfermagem” o autor pensa numa ética que tem compromisso com a vida e a partir dessa idéia ele fala das mudanças no meio da enfermagem. Ele ressalta o início dessas rupturas com o poder de mando das instituições que se deu em 1960, no qual o Estado e a religião foram questionados trazendo mudanças, numa época que surgiram novas tecnologias e conhecimento.

A enfermagem contemporânea traz a questão da estética e do desejo, que, segundo o autor, se ancora na ética. Isso significa resgatar aspectos humanos como estética sentimentos e cidadania. Pois o mundo da estética muitas vezes pode passar do sonho de uma bela mudança para um doloroso processo de descontentamento e arrependimento. Implicando ainda em sérios problemas psicológicos. Dessa forma a ética em enfermagem permite repensar questões do passado, ajudando a realizar ações do presente, visando o bem estar do ser humano, com um espaço para o mesmo expressar sua subjetividade.
Muito bacana!


TEIXEIRA, Enéas Rangel. O ético e o estético nas relações de cuidado em enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 14, n. 1, mar. 2005 . Disponível em . acessos em 14 nov. 2010. doi: 10.1590/S0104-07072005000100012.


Um comentário:

  1. Boa articulação do cuidado no campo de conhecimento e de práticas da Enfermagem. É isso aí, atualmente todos os conhecimentos se cruzam e cabe a nós trazermos o que de melhor existe em cada um deles!

    Valéria e Cássia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário