O brincar é um grande auxiliar no
desenvolvimento infantil. Através dele a criança se socializa, aprende sobre
regras e limites, desenvolvem habilidades visuais, auditivas, raciocínio
criativo, inteligência, etc. além de ser também uma forma de expressão
infantil. Pode-se dizer, seguindo Winnicott (1975), que o brincar é
universal, facilita o crescimento e, portanto, a saúde, conduz a
relacionamentos grupais, é uma forma de comunicação consigo mesmo e com os
outros.
Esse mesmo autor aponta a
relevância do lugar do brincar no espaço analítico, apontando como modo
privilegiado de intervenção psicoterapêutica.
“A
psicoterapia se efetua na sobreposição de duas áreas do brincar, a do paciente
e a do terapeuta. A psicoterapia trata de duas pessoas que brincam juntas. Em
conseqüência, onde o brincar não é possível, o trabalho efetuado pelo terapeuta
é dirigido então no sentido de trazer o paciente de um estado em que não é
capaz de brincar para um estado em que o é”. (Winnicot apud Durante,, 1975,
p.59).
Winnicot se refere ao brincar
enquanto ação conjunta, enquanto uma inter-ação. Nesta perspectiva, pensar o
lugar do brincar no contexto do setting analítico enquanto forma de inter-ação,
ou dito de outro modo, como forma de expressão de uma “ação entre”, nos
abre a possibilidade de enxergar tal atividade como forma mesma de expressão e
constituição subjetiva, ou seja, como linguagem.
De acordo Cabral, citado por Neto a análise infantil
funda-se no princípio da catarse, uma vez que tenta explorar o mundo de
sentimentos e impulsos inconscientes (os “fantasmas” infantis) como origem
efetiva de todas as ações e reações observadas nos pequenos pacientes.”
Contudo, é preciso ainda que haja bastante minúcia com
relação ao brincar da criança, para que não haja falsas interpretações, por
isso, a importância de um discurso da criança amarrado a brincadeira. A
brincadeira é um elemento importante para a criança se expressar, mas pode
acontecer dela colocar ali tão somente um desenho, um jogo, uma determinada
cena, sem o desejo de informar nada para além disso.
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