terça-feira, 16 de novembro de 2010

"Gestão e Cuidado"


Durante todo o semestre tentamos fazer uma discussão do que seria o cuidado e a gestão dentro do nosso campo, com a finalidade de que no fim do período os alunos tivessem uma orientação para saber descrever um e outro com suas diferenças e semelhanças, sentindo que um é integrado ao outro, mesmo sendo duas ênfases diferentes, ambas andam juntas se entrelaçando em vários contextos. E assim compreendendo as ênfases que o curso de psicologia da PUC Minas unidade São Gabriel oferece aos alunos, que poderão no semestre que vem fazer suas escolhas de maneira consciente, tendo em mente o que significa a abordagem de cada uma e qual a área de atuação das mesmas.
Essa disciplina foi apresentada pela primeira vez nesse semestre justamente para isso, dar uma orientação. Os professores achavam necessário, presente na grade curricular, uma disciplina que ajudassem os alunos com as ênfases, que o fizerem entender cada uma por meio de uma articulação entre as mesmas. Discutindo assim a proposta curricular de ênfases transversais preparando os alunos para o início dos Seminários Temáticos de Integração associados aos respectivos estágios.
Essas discussões foram feitas em grupos de apenas seis alunos, os mesmos grupos que por todo o período postaram textos no blog, as hipóteses foram levantadas em sala de aula e em um texto mais elaborado foram de maneira lenta e eficaz sendo divulgadas por meio do blog. Sendo esse uma proposta trazida pelas duas professoras responsáveis pela Disciplina Valéria e Cássia, o blog foi uma proposta inteligente para que os alunos de psicologia ficassem por meio do que acontece na universidade de uma maneira atualizada e tecnológica.
E por fim mostra-se aqui que a disciplina veio em uma ótima hora para ampliar os olhares dos alunos dentro da universidade para as ênfases propostas pela mesma, a fim de que todos façam suas escolhas de modo satisfeito e sem dúvidas do que realmente cada uma abrange.

Um comentário:

  1. Bacana pessoal! Acho que a proposta foi entendida então! Grande abraço, boas férias!

    Cássia e Valéria

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário