terça-feira, 21 de setembro de 2010

Profissional do Futuro


A velocidade das mudanças em todo o mundo têm trazido um impacto muito grande sobre as pessoas, suas relações sociais e principalmente no mercado de trabalho. O ritmo das mudanças é muito rápido, o que faz com que o perfil do bom profissional viva em constante mudança. Já que o futuro nos acena uma aceleração ainda maior em termos de inovação, tecnologia e globalização, algumas características estão sendo bem mais valorizadas do que há alguns anos atrás.   
Atualmente, a quantidade de conhecimento disponível é imensa, e é imensa também a rapidez e facilidade com que esse conhecimento é transmitido. Com os avanços da tecnologia digital, saber lidar com todas as ferramentas de comunicação disponíveis pode ser um grande passo para se estar à frente da concorrência.
Além dos conhecimentos da tecnologia, o mundo contemporâneo caminha para o conhecimento integrado, exigindo do profissional um conhecimento mais amplo. Hoje em dia, não basta ingressar em um curso de especialização. 
 A profissão do futuro exige certas habilidades, como por exemplo, a comunicação, a tecnologia (informática), a produção de conhecimento, o meio ambiente e as ciências biológicas (genética). Para enquadrar nestas habilidades, os profissionais do futuro, deverão produzir conhecimento e saber articular campos de conhecimento, além de se manterem atualizado na tecnologia.       
Os campos de conhecimento não devem ser fechados ou isolados de um todo, pois, nenhuma teoria deve ser construido sem que haja uma conexão possível. Nesse sentido, pode-se afirmar que a opção mais plausível para a construção do conhecimento visa a interdisciplinaridade. Considerando este aspecto para o mercado de trabalho, deve-se levar em consideração que o profissional que se especializa em alguma determinada área, não deve se restringir à ela mas também deve sabe tratar do todo com a mesma eficiência com que trata a área focada.
Do mesmo modo que disciplinas ou áreas distintas devem comunicar-se entre si para que o trabalho isolado não seja uma barreira para se estabelecer relações e troca de diferentes saberes, de grande importância para se alcançar uma visão ampla e completa. 
Atualmente, acreditamos que as universidades não contribuem para a formação dos alunos, uma vez que estão preocupados em transmitir a teoria, deixando de lado prática. Além disso, os alunos não são estimulados a produzir conhecimento, apenas a introjetar o mesmo. Ou seja, o conhecimento aprendido é fragmentado.  


 

2 comentários:

  1. Neste mundo é importante ressaltar que as mudanças ocorrem cada dia mais rápido e o mercado de trabalho é fiel a essas mudanças incontroláveis. Precisamos cada dia esta informado das novidades, das ultimas tendências e para isso é preciso ler revista e jornais, assistir televisão, pois a cada dia saímos mais da cultura oral e letrada para a cultura eletrônica, tecnológica que cada vez mais vem tomando espaço em nossa vida, nosso mundo, criando estratégicas para que possamos ficar mais preso a essa tecnologia sem ter como fugir.
    Estamos tão emaranhados a tecnologia que quem não conseguiu acompanhar fica na beira da estrada esperando uma carona dependendo de pessoas que sabe e procura cada dia mais se informar, as multi- uso ou multi- conhecimento. Vale lembrar que os livros empoeirados na estante e os jornais podem ser bem úteis para se informar melhor. É preciso busca cada dia mais laços entre as disciplina, deixando de enxergar os cursos isoladamente, voltando o olhar para o coletivo dos cursos. Se pensarmos isoladamente vamos ficar na beira do caminho.
    psic social

    ResponderExcluir
  2. É de suma importâcia estarmos inovando, estarmos ligados a novas criações, técnicas e etc.
    O mercado de trabalho está a cada dia mais exigente e um funcionário qualificado atento as inovações estará concerteza no caminho certo.
    De uma forma ou de outra as profissões se relacionam o que nos remete a nos atualizar a cada dia mais.
    Ermitões

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário