quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sobre as novas Diretrizes Curriculares para os cursos de psicologia


Em 19 de fevereiro de 2004, foi aprovada uma nova diretriz curricular para o curso de psicologia. Através dela, busca-se uma formação ampla do psicólogo, definindo eixos estruturantes nos quais o curso de psicologia deve se estruturar. Também procura formar um profissional mais maduro, capaz de perceber e analisar as problemáticas atuais, e a partir daí poder intervir de forma eficiente. Prevêem no decorrer do curso, separações, ênfases como em investigação científica, processos educativos, de gestão, prevenção e promoção de saúde, processos clínicos de avaliação, aconselhamento e psicoterapias, sendo livre a criação de novas ênfases. Por fim, essas diretrizes vêem a garantir uma qualidade, coerência e homogeneidade do curso de psicologia.
Crítica
A princípio as idéias colocadas nas diretrizes curriculares são interessantes, mas nem sempre visualizadas na prática. Vê-se uma mercantilização dos cursos de psicologia formando profissionais muito mais tecnicistas do que críticos e generalistas como colocado nas diretrizes.
A própria estrutura social, econômica e cultural brasileira inviabiliza uma educação de qualidade. Os alunos brasileiros não têm condições de dedicar exclusivamente à vida acadêmica, também as faculdades não têm interesse em viabilizar um curso integral de qualidade, até mesmo pelo alto custo que iria gerar.
Há que se falar também na estrutura física das universidades, que não privilegiam a comunicação entre os cursos e os alunos, o que ajudaria em muito na formação generalista do profissional de psicologia.
Concluindo, muito distante está o almejado pelas diretrizes curriculares da realidade brasileira e também mundial, capitalista onde vigora o lucro, mesmo em detrimento da formação do ser humano.

Póspsiquê

2 comentários:

  1. Na crítica, o grupo PósPsique discorreu sobre a questão das faculdades viabilizarem um curso integral, porém as instituições teriam um grande custo nesta implantação. Acreditamos que não somente isso, mas tal reforma na grade traria dificuldades para aquelas pessoas que desejam passar por um curso superior, uma vez que muitas delas não dispõe de tanto tempo, pois precisam trabalhar para ajudar nas despesas de casa, pagar o curso, além da necessidade da realização de estágios curriculares e extracurriculares.

    Grupo: ESQUISOGRUPO

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  2. Vê-se que como dito pelo grupo Pós-psiquê, apesar das mudanças no mercado de trabalho, as estruturas social, econômica, cultural e educacional brasileira não acompanharam também essas mudanças. Mas é preciso dedicação e empenho para que estas estruturas possam alavancar, e nada melhor do que as eleições para começarmos a vislumbrar melhorias. O voto consciente assim como as novas diretrizes do curso de psicologia visam a garantir uma qualidade, coerência, ética e homogeneidade na política brasileira e no curso de psicologia. Um futuro que apesar de distante, não deve se tornar impossível de se tornar realidade.

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