terça-feira, 21 de setembro de 2010

Psicólogo, você sabe o que é Twitter?

Vivemos em um mundo em que a era virtual parece que surgiu para ficar. Hoje em dia as informações se processam muito rápido e conhecer e entender todas as redes socias é fundamental para interagir com o outro e entender algumas de suas demandas. Com o surgimento e a integração da internet no cotidiano das pessoas, muitas de suas relações se dão através das redes socias, e por meio destas surgem amores, amizades, e até mesmo interesses compartilhados por determinados assuntos e profissões. Como exemplo de redes socias, podemos citar, Orkut, Facebook, MSN, Blog’s, Youtube e a mais nova “febre” : o Twitter.

O Twitter é um microblog no qual você envia um pequeno texto de 140 caracteres, respondendo a pergunta: “O que você está fazendo?”. As respostas de seus diversos normalmente são pessoais ou mesmo coletivas. Em um mundo em que se exige a informação rápida, o twitter vem crescendo, talvez por essa capacidade de “transmitir” algumas informações em tempo real. É fundamental entender o seu funcionamento para buscar entender os seus usuários e o que dizem, pois, em alguns momentos é possível compreender a pessoa e suas demandas, por aquilo que “twitta”. Os profissionais de Psicologia precisam inteirar-se dessas novidades virtuais, pois em muitos momentos vão se deparar com a presença dessas redes sociais.

E não só isso, mas hoje em dia, algumas empresas de recrutamento e seleção, passaram a usar o twitter, também para esta finalidade. Muitas empresas possuem página no Twitter onde divulgam vagas de emprego, e aqueles que interessarem, enviam seu currículo. E há também algumas empresas, que analisam o twitter de determinados candidatos, pois por ser um espaço livre, a pessoa se expõem de forma a sempre dizer algo sobre si. Então, o que se diz no Twitter pode render um emprego ou fazer com que alguém perca o emprego (É sério, vejam essa notícia: http://info.abril.com.br/noticias/internet/post-no-twitter-causa-2-demissoes-seguidas-19092010-4.shl ). Portanto, o twitter e as demais redes sociais que inicialmente eram usadas para lazer, para relacionar-se com pessoas, tem ganhado outras funções inclusive função informativa e profissional.

Um outro ponto importante, principalmente para aqueles que trabalham com Planos de Cargos e Salários, é entender que essa “explosão” do mundo virtual, criou algo além de um novo estilo de se expressar, mas vem criando também novas profissões, já que especialistas em passar horas em frente ao computador, podem se transformar em Analistas de Mídias Socias (funcionários que monitoram dentro das empresas, o que se fala sobre elas na rede, além de criar e divulgar campanhas virtuais). É fundamental que os Psicólogos em formação conheçam essas novas demandas e entendam o seu funcionamento, compreendendo assim, a nova maneira da sociedade se organizar.

Entenda o que é twitter com este divertido vídeo auto-explicativo: http://www.youtube.com/watch?v=RYBMlGNrNh0&feature=related

Grupo: Psicologia.com

Referências:
Revista Psique Ciência e Vida. Ano IV, nº48
Revista PucMinas nº1

3 comentários:

  1. Após a leitura dos textos variados dos grupos deste blog, a nós " Subjetividade" ficou incubida a tarefa de comentar sobre o texto " Psicólogo, você sabe o que é Twitter?" Entonces, muchachos, a cá estás:
    É certo que o psicólogo deve conhecer as várias ferramentas do mundo virtual, assim como o Twitter. Essa ferramenta foi proposta para a divulgação das atividades realizadas pelos sujeitos em seu cotidiano. No entanto, acreditamos que essa proposta inicial foi distorcida. Hoje o Twitter é utilizado em resposta à questão: O que você pensa sobre?......
    Assim, ao twittarmos sobre algo, deixamos ali nossos posicionamentos sobre as várias questões que estão em destaque na mídia. Esse posicionamento é lido e julgado por outros, fazendo com que as pessoas criem personagens para se expor nesse “rede interativa”, perdendo a originalidade da proposta, ou seja mostrar verdadeiramente o que é. Tudo isso, para satisfazer as expectativas dos leitores e o que julga ser uma postura reconhecida socialmente. Ao nosso ver, esse mostrar velado nada mais é do que representar aquilo que não se é ou pensa. E assim podemos pensar na alegoria das máscaras, “ eu sou aquilo que você gostaria de ver”, então enceno.
    Escrever sobre o “Twittar” levantou outros questionamentos: Não estamos reproduzindo em tudo que fazemos aquilo que essa sociedade diluída nos proporciona?
    Indo mais além, não seríamos fantoches nesse palco social? De acordo com o sociólogo Peter Berger, quando fala da teoria dos papéis e da visão do homem baseada em sua existência na sociedade, nesta visão ele mostra que o homem representa papéis dramáticos no grande drama da sociedade e que, falando-se sociologicamente, ele (o homem) é as máscaras que tem de usar para representar. A pessoa neste caso, é percebida como um repertório de papéis, cada um dos quais adequadamente equipado com uma determinada identidade. E assim, para diferentes platéias existirá mudanças de roupagens, ou máscaras sempre exigindo que o ator seja um personagem.
    E neste mundo informatizado, os twitteres, orkuts e todas as outras denominações, são na verdade uma falsa amostra daquilo que gostaríamos que os outros vissem de nós!!!!

    Referência: BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. Petropólis, Vozes, 1986.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que na internet podemos ser quem quisermos ser. Podemos fingir e incorporar vários personagens. Mas o orkut, msn, twitter e todas as redes de relacionamento virtuais estão aí, sendo cada vez mais usadas e nós psicólogos devemos estar inteirados deste assunto, conhecer estas redes sociais para conhecermos o sujeito contemporâneo, refletir sobre esse crescimento dos relacionamentos virtuais e ver a que ponto isto é prejudicial ou saudável. Enfim, o psicólogo tem que conhecer as ferramentas comuns entre os jovens para poder analisá-las. Mas pensem, as redes virtuais tem seu lado bom também, praticidade, rapidez,integrar pessoas, aproximar pessoas distantes...

    ResponderExcluir
  3. ..De fato, aproximar pessoas distantes, nestas redes virtuais as distâncias só existem mesmo na geografia, e há pessoas que até se casam através da internet ! Eu... Cláudia-grupo subjetividade

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário