quarta-feira, 22 de setembro de 2010

“Antes de cuidar do outro... cuide primeiro de gerir a si próprio...”

Hoje na aula da disciplina Gestão e cuidado no dia 22/09/2010, realizamos uma conversa na sala a respeito de nossa noção em torno de “Gestão e Cuidado”.

*Gestão = segundo o senso comum de nosso grupo define-se como: organizar, preparar, trabalhar.
*Cuidado = segundo o senso comum de nosso grupo define-se como: dar assistência, auxíliar, ajudar, preocupar-se, dispor-se



Discutimos que temos de pensar além da gestão e além do cuidado. Ambas se entrelaçam de forma que um não existe sem o outro, como se fossem complementares. Em relação a ÊNFASE podemos pensar em GESTÃO enquanto INSTITUIÇÃO, ou seja,  organização, gerenciamento. Já o CUIDADO, pode ser pensado enquanto SAÚDE; no sentido de saber conhecer “o outro”, preocupar-se com “o outro”.

Contudo nota-se que há uma inter relação com GESTÃO E CUIDADO; assim como não podemos organizar o tempo sem pensar em nós, precisamos saber GERIR A SI PRÓPRIO. Pensar em gerir um trabalho, profissão etc, além de saber também do cuidado na atuação com ÉTICA, pensando no sujeito em sua integridade como um ser “BIOPSICOSSOCIAL”, envolvendo então um trabalho/ atuação em sua multidisciplinaridade, que se dá no processo e subjetivação.

Segundo o autor João Leite, professor do turno da noite de Gestão e Cuidado, no texto Ênfases transversais em gestão e cuidado; aponta a questão que reafirma a multidisciplinaridade e sua importância. “... A formação generalista deve propiciar, ao graduado, condições e competências para atuar em diferentes campos e contextos, e capacidade de gerir sua formação continuada, a partir de suas experiências de atuação”. Com esse contexto pensamos no exemplo: O médico sabe cuidar do físico e muitas vezes não importando com o restante, mas vem a psicologia a pensar no Sujeito em sua integridade, pensar que uma mãe de família com câncer em estado terminal, tem vários desencadeadores no medo da morte, sensibilidade, muda toda uma rotina na família e os cuidadores (sejam eles esposo, filhos, mãe). Não esquecendo ser necessário sim o tratamento químico, mas também o trabalho psíquico, então é necessário num Hospital, por exemplo, ter um envolvimento com médicos, psicólogos, assistência social, enfermeiros e etc. Cada um trará um pouco de suas contribuições.

É necessário que saibamos gerir bem nossa formação, adquirir maior experiência possível, para tanto vemos a importância dos estágios supervisionados onde temos oportunidades da prática. Mas isso não pode acontecer se não soubermos cuidar bem na atuação como futuros psicólogos, o cuidado entra como essencial, além de tudo “... É NECESSÁRIO SER TAMBÉM SUJEITO ÉTICO”.

-  E VOCÊ, SERÁ QUE SABE GERIR A SI PRÓPRIO A SUA PROFISSÃO FUTURA ?  
- COMO TEM FEITO ISSO EM SUA VIDA ESTUDANTIL?


Referências:
- Base nos textos dados em sala de aula do professor João Leite Ferreira Neto, A noção de Cuidado e o texto Gestão - uma noção em construção.
- Ênfases transversais em gestão e cuidado.
- Texto da Professora Mara Marçal.
-Discussão em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário