segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gestão, Cuidado e Políticas Públicas

         Nesta quarta-feira, 20 de outubro, tivemos uma aula integrada entre Gestão e Cuidado e Psicologia e Políticas Públicas. Para esta aula foram convidadas duas ex-alunas - Liz, que se formou no segundo semestre de 2007 e Jaíza que se formou no primeiro semestre deste ano – e ainda uma aluna que estará se formando neste segundo semestre de 2010, Letícia.
        Estas alunas foram convidadas, para nos contarem um pouco sobre sua trajetória formativa, e durante os relatos percebemos a relação do percurso formativo com gestão, cuidado e políticas públicas, mesmo que essa disciplina seja tão nova e ainda não constasse nos currículos destas. Liz e Jaíza têm uma trajetória que envolve bastante a Psicologia Social (mediação de conflitos e arte e cultura nos morros) enquanto Letícia interessou-se mais pela saúde e conseqüentemente pela Saúde Mental. Estas duas áreas estão inseridas no contexto das políticas públicas uma vez que essas políticas são apoiadas pelo Estado e pela Unidade São Gabriel, que está sempre apta a formar alunos sensíveis às questões sociais. E estas mesmas questões sociais exigem que se façam uma gestão com o devido cuidado. Cuidado com o gerir; com o conhecimento; com as escolhas e acima de tudo com o próximo.


       Tanto Liz quanto Jaíza falaram da importância de participar de projetos de pesquisa e de fazer estágios, pois estes servem de direção para a área de maior interesse e as pesquisas podem vir a se tornar a monografia. Foi colocada também a importância de captar a demanda do local e criar um projeto de pesquisa com base nisto e obtendo aprovação, executá-lo mesmo sem ter formado ainda, pois isto abre portas para empregos futuros além de ser um enorme aprendizado.


      A mensagem que elas passaram de forma geral é trabalhar com o que gosta e captar a demanda para a psicologia, pois ela está em todo lugar.


      Com isso, percebemos que é importante e enriquecedor conhecer outros trajetos, experiências e escolhas de pessoas que fazem parte desta formação; como as convidadas, que de maneira clara e aberta falaram de suas experiências, de suas caminhadas, nos mostrando que temos um longo caminho a seguir. E que o percurso acadêmico promove grandes conhecimentos, grandes possibilidades e também grandes medos: do novo, do desconhecido, de tentar, de se arriscar. Mas é preciso ter em mente que precisamos enfrentá-los, ir além, elaborar projetos, produzir textos, pesquisar, conhecer, cuidar, gerir, enfim trabalhar. Para que possamos ao final do curso nos tornarmos bons profissionais, aptos e capazes de atuar com ética e abarcar as demandas exigidas pelo mercado.

Um comentário:

  1. Boa articulação essa que vocês fizeram entre políticas públicas, percursos formativos e a disciplina Gestão e Cuidado, hein!?
    Por Cássia em Gestão, Cuidado e Políticas Públicas em 25/10/10

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário