quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"Nossa História..."

Essa postagem representa um recorte que fizemos, no intuito de apresentar aos visitantes do blog, um pouco da nossa trajetória na faculdade e de momentos que nos ajudaram na escolha pelo curso de psicologia. São cinco histórias de vida diferentes, mas em que determinado momento se cruzam,  formando uma outra grande história.



Meu percurso Formativo – Ana Cláudia Barroso

“Sempre fui uma boa aluna, nunca dei “trabalho” na escola. Comecei a estudar cedo, fiz 1,2 e 3º período. Da primeira séria do fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, passei por 3 Colégios, sendo 1 deles Municipal e os outros 2 particulares. Hoje em dia faço faculdade de Psicologia na Puc Minas São Gabriel. Iniciei o curso no ano de 2008. Antes de ingressar na faculdade fiz um ano de cursinho pré-vestibular e prestei vestibular apenas para a UFMG, mas não prestei para Psicologia, e sim Fonoaudiologia. Já no ano em que passei no Vestibular da Puc-MG, também prestei vestibular na Fumec, para o curso de Engenharia Ambiental. Passei nos dois processos e estava um pouco em dúvida sobre qual curso seguir. Alguns me diziam que eu deveria ingressar no de Psicologia, que era o que eu já vinha falando a algum tempo, e que combinava mais comigo. Já outros me diziam para optar pela Engenharia Ambiental, com o argumento de que é a profissão do futuro, que eu seria bem sucedida financeiramente. Decidi deixar de lado a ambição financeira e optar pela profissão a qual imaginei  que me faria mais feliz.
Estou adorando o curso, a cada período as matérias vão ficando mais especificas, o que dá um ânimo maior. Estava loucamente a procura de um estágio. Senti necessidade de ter um maior aprendizado extra-classe, além de poder ajudar na renda familiar, mesmo que a remuneração não seja boa. Estava a poucos meses enviando currículos, mas já fui chamada para aproximadamente 5 a 6 processos seletivos, mas consegui comparecer a apenas 3 processos. Alguns não pude ir, pois o horário de trabalho não era compatível com meu horário disponível, outro por estar viajando. A disputa é acirrada entre os estudantes, muita concorrência. Sinto que minha falta de experiência atrapalha na hora da escolha do estagiário. Recentemente consegui a tão desejada vaga. Iniciei  o estágio na Script RH, uma pequena empresa de Consultoria e Recrutamento e Seleção. Já percebi que tenho muito que aprender. Não vai ser fácil, mas com certeza irá valer a pena.  Tenho muitos sonhos e expectativas para o futuro, dentre alguns destes sonhos estão poder contribuir com dinheiro em casa, afinal meu pai esta gastando e sempre gastou muito dinheiro com minha educação; poder conhecer novas culturas fazendo viagens e estudando; e principalmente me sentir bem sucedida profissionalmente.  Sei que sou que sou capaz, e juntamente com a ajuda das pessoas que me amam e de Deus, tudo dará certo.”


 “A minha trajetória ate os 19 anos está diretamente relacionada a uma cidade do interior de Minas, onde cresci com meus pais e uma irmã. Fiz muitas amizades e algumas cultivo ate hoje. Foi la inclusive, que conclui ate o ensino médio e fiz minha escolha pelo curso de psicologia.
Porém para que o desejo se tornasse realidade, foi decidido em família que o melhor para todos era que nos mudássemos para um local que pudesse atender mais satisfatoriamente as nossas necessidades, incluindo melhores ofertas de trabalho e estudo. Nos mudamos com uma coragem, que invejo ate hoje, quando relembro essa história. 
Como toda mudança, houve um período de adaptação e busquei me apegar as coisas boas que estava descobrindo. A nova casa, as novas amizades, as aulas do cursinho pré vestibular, as festas, e ate mesmo a cidade. Quando a aprovação do vestibular chegou, a familia inteira ficou muito feliz, estudar foi o principal motivo que me trouxe à B.H.  e naquele momento ele estava se concretizando.
A entrada na faculdade me proporcionou experiências enriquecedoras e desafiantes. Hoje, quando penso no futuro vejo que há muita coisa a ser feita , tanto na vida pessoal e profissional. Quero conquistar meu espaço no mercado de trabalho e sei que meu percurso na faculdade está de fato relacionado ao sucesso que almejo futuramente. Alem do compromisso de poder “devolver” todo carinho e esforço aos quais minha família vem depositando em mim.
 Referente ao passado, percebo o quão ele foi importante para que chegasse onde estou. A forma como o sujeito se relaciona, e com quem, são marcas importantes na constituiçao do ser humano. E Eu  tive a sorte e o prazer de sempre ter ao meu lado pessoas muito especias -cada qual a seu jeito-  tanto em relações mais antigas, quanto nas mais recentes, que me apoiaram em minhas decisões e compartilharam dos meus momentos de felicidade e de frustação.
No mais, estou muito contente com a escolha do meu curso e espero princialmente daqui pra frente, no qual as materias são mais específicas, me aprofundar ainda mais, porém sem a pretenção de que esse conhecimento se esgote, mas sim de continuar sempre em busca e que cada sonho realizado dê lugar a outro ainda almejado. “
Nedina Pereira

“Para falar a verdade, antes de entrar para o cursinho eu não estava tão animada a entrar na faculdade, não. Tinha vontade, mas não aqueeela vontade. Então... durante o cursinho eu despertei pra vida e passei a entender tudo o que eu já tinha aprendido na escola e percebi que se tivesse estudado muito, prestado atenção em tudo que o professor explicava em sala de aula, não haveria necessidade de fazer cursinho porquê tudo que eles ensinaram lá, eu já tinha visto no colégio (kkk).
Então, em 2006 ainda cursando o 3° ano, iniciei o cursinho e tentei física na UFMG. Não passei, mas valeu a experiência. No ano posterior, tentei biologia ainda na Federal e não sabia qual curso escolher para fazer na PUC, pois só tinha ciências biológicas pra dar aula, e eu não queria. Então, o único curso que me interessava era Psicologia. Antes de escolher o curso, me angustiava muito, pois não sabia qual caminho seguir. Pedi muito a Deus que me ajudasse creio que ele me ajudou.
Entrei de gaiato no navio e foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. Não tinha informação nenhuma sobre o curso e fui descobrindo durante as aulas a beleza e sensibilidade da psicologia. A minha maneira de ver o mundo tomou outra proporção, agora, mais ampla da complexidade da vida humana. Minha experiência na faculdade tem sido muito gratificante.  Agora mais do que nunca, estou pensando em formas de investir mais ainda na minha formação, decidir qual ênfase fazer e dar continuidade no processo de descoberta da psicologia que nunca cessa, pois cada indivíduo é um desafio diferente.”
 Jéssica Silva


“Toda a vida estudei em escola particular e sempre fazia parte de teatros que aconteciam na escola. Todo ano tinha eleições no colégio; na 2ª série fui eleita vereadora e na 4ª série, fui vice-prefeita. Ganhei um concurso sobre drogas na 4ª série e fui monitora de todas as matérias. 
Em julho de 2004 me mudei para Belo Horizonte. Fiz um teste para estudar no colégio Magnum e começando as aulas em agosto, fui muito bem recebida pelos mineiros. Apesar de ter sido muito difícil a mudança, a adaptação foi super rápida e como eu digo, em Goiás só volto para passear e ver família, pois gosto muito de Minas Gerais.
Concluindo o ensino médio em 2007, com algumas dificuldades em matérias exatas, chegou a época do vestibular. Apesar de ter feito orientação profissional no colégio mesmo, não levei muito a sério pois já estava decidida do que eu queria: A Psicologia, influência de tia? Quem sabe... Infelizmente não estudei o suficiente para passar na UFMG, porém fui aprovada na FUMEC e na PUC. Sem pensar duas vezes, escolhi a PUC e ingressei na vida universitária em fevereiro de 2008 com 18 anos.
 
Tudo muito novo, de mudanças e aquele clima de universidade um tanto quanto diferente da época de escola, porém adorável, conheci pessoas maravilhosas e amigas que eu sei que são eternas, bom, assim espero. O 1° período, como de qualquer outro curso não foi muito atrativo, mas a partir do 2° período muita coisa começou a mudar. No decorrer dos períodos as matérias ficaram e estão ficando mais interessantes, devido principalmente a área que tenho grande interesse, Psicologia Organizacional,  se tornar mais presente.
No estágio supervisionado do 2º Período, meu grupo deveria marcar entrevista em diversas áreas de atuação do Psicólogo, para que pudéssemos conhecer mais o campo de atuação da Psicologia.

Assim, entre os lugares visitados, um me chamou atenção: A Associação Escolar Comum Viver. Esta é uma escola voltada para pessoas portadoras de necessidades especiais. Como lá sempre precisa de voluntários, fiquei muito interessada e em outubro de 2008 comecei a realizar um trabalho voluntário na sala de artes da escola, auxiliando a professora. Em fevereiro de 2009, a coordenadora da escola me chama para conversar perguntando do meu interesse em ficar em uma sala de aula com cinco autistas. Apesar de já conhecer os meninos autistas, sabendo que não seria fácil por ser uma sala bastante agitada e agressiva, decidi aceitar, pois sabia que a experiência seria única.

Sempre há um remanejamento de professores na escola para evitar que os alunos tenham apenas uma referência, então, em julho de 2009 na reunião de professores fui para uma outra sala, que havia sete excepcionais, dentre eles, alguns epiléticos. Apesar de ser uma sala bem mais tranquila, com pessoas carinhosas e sem agressividade, muitos deles diariamente tinham convulsões, o que me deixava um pouco assustada, porém, nada que impossibilitasse de continuar na sala.

Apesar de ser um trabalho muito gratificante, de ter contribuído muito para a minha vida pessoal e profissional, pensei que já estava na hora de procurar uma outra área da Psicologia para que eu pudesse conhecer, uma vez que eu tinha tido a experiencia de trabalhar na a área educacional para excepcionais por mais de 1 ano. Assim, em fevereiro de 2010 decidi sair da Associação Escolar Comum Viver, ficando apenas até o final do mês pata treinar a pessoa que entraria no meu lugar.

Não sei o motivo, mas sempre me imaginei trabalhando em empresas e acho muito interessante o clima organizacional, então, decidi em março de 2010 fazer um curso de Recrutamento e Seleção para facilitar a minha entrada no mercado de trabalho. Feito isso, comecei a enviar currículos para as oportunidades de estágio que apareciam no Sga. Inicialmente, procurei por estágio apenas na área de Recursos Humanos que é o meu grande interesse, mas com a dificuldade de participar das últimas etapas dos processos seletivos, comecei a encaminhar currículo  para outras áreas também. Apesar de ter passado em um estágio para psicologia social, pensando muito, decidi recusar pois não era a área que eu queria estagiar.
Feito a escolha, continuei mandando currículo, até que consegui chegar na final de um processo seletivo de uma empresa, a SOS Educação Profissional. Apesar de demorado e várias etapas de processo, finalmente consegui. Em junho de 2010 comecei o treinamento na empresa e em julho comecei efetivamente, ficando em duas unidades: a de Venda Nova e a outra em São Benedito.
Desde então, estou atuando na parte de Recursos Humanos da SOS Educação Profissional, com o programa da SOS Oportunidades: Encaminhamento e orientação dos alunos ao mercado de trabalho.
Como falo com algumas pessoas, a minha passagem por vários processos seletivos está sendo de grande valia para a minha atuação no SOS Oportunidades. É uma área que tenho grande interesse, principalmente, em permanecer.
Muitas expectativas para o futuro, porém, a primeira delas é a minha formação em Psicologia. Tenho muita vontade em permanecer na área da Psicologia Organizacional, para isso, pretendo viajar e fazer minhas especializações fora do Brasil (que é um sonho), conhecendo novas culturas, aprimorando o Inglês e estudando a área de interesse, principalmente. Com apoio da família, minha força de vontade e Deus, espero ser uma profissional realizada e bem sucedida.” 
Isabella Barbosa


Meu nome é Andréia Marques de Oliveira, tenho 20 anos e uma das lembranças que tenho em relação às minhas expectativas para o futuro é que sonhava quando criança em ser médica pediatra, com o passar dos anos fui percebendo que não era exatamente o que eu queria, gostaria sim de trabalhar na área da saúde mas não necessariamente através da medicina. No ensino Médio comecei a pensar na Psicologia por me identificar com a profissão e por acreditar que esta é cheia de conteúdos interessantes que me chamaram muita atenção. No ano de 2007 prestei vestibular e tinha a certeza do curso que queria seguir, fiz 1 mês de cursinho pré-vestibular super intensivo e então fui aprovada na PUC, Newton Paiva e FUMEC, porém também havia prestado vestibular na UFMG, onde infelizmente não fui aprovada.
            Com o início do curso passei por uma fase de dúvidas em relação à Psicologia, mas já no 2º período começaram algumas matérias mais focadas na área e meu interesse retornou. Hoje, apesar de gostar de várias áreas, penso em seguir a carreira em Recursos Humanos, onde consigo me ver melhor atuando como Profissional. No curso de Psicologia fiz também algumas amizades que quero carregar por toda vida.
            Uma de minhas conquistas nessa fase da minha vida foi quando consegui tirar minha carteira de motorista, o que hoje garante uma parte da independência que consegui alcançar.
            Atualmente, trabalho na empresa da minha família na área da Contabilidade, há mais de um ano, onde passei pelos cargos de recepcionista, auxiliar de departamento jurídico e auxiliar de departamento financeiro (atual). A empresa foi constituída um ano antes do meu nascimento, por esse motivo ela faz parte de inúmeros momentos da minha vida desde o dia-a-dia (quando minha mãe me levava para o trabalho para passear e quando tínhamos que ir ao médico) até eventos e comemorações que com certeza ficaram sempre marcados em minha trajetória. Agora, dentro da empresa, partindo de outro ponto de vista, pois agora faço parte dela como integrante posso dizer que este trabalho me trouxe muito conhecimento e várias experiências que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional, pois tive a oportunidade de aprender sem medo de errar, pois, muitas pessoas estavam ali para me ajudar. Também participei de alguns processos de recrutamento e seleção que me fizeram ter uma visão mais aproximada da área e despertou meu interesse.”
 Andréia Marques

Um comentário:

  1. Olá Ana Cláudia, Nedina, Jéssica, Isabella e Andréia,

    como vocês mesmas disseram, ao mesmo tempo em que apresentam um percurso individual ele nâo deixa também de ser um percurso coletivo, pois as histórias de vocês, além de nos mostrarem um pouquinho de cada uma, trazem também as determinações históricas da época em que vocês vivem. Assim, foi interessante ver em todas as histórias do grupo, a forte concepção da formação em constante transformação. É isso aí garotas, o mundo contemporâneo evidencia a velocidade de transformação e produção de conhecimento. Dessa forma, a formação é sempre inacabada... Cabe a nós sempre transformá-la e criar novos saberes e práticas no nosso campo que deem conta da complexidade desse mundo.

    Foi um prazer ler as histórias de vocês.

    Grande abraço,

    Valéria e Cássia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário