quarta-feira, 27 de outubro de 2010

“Os grandes desafios trilhados na trajetória acadêmica”








"Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar"

 (Charles Jones)




Creio que essa frase de Charles Jones diz muito da minha trajetória acadêmica. Pois é, lá estava eu ingressando em 2008 na Universidade – PUC Minas  no auge dos meus 33 anos, após anos sem freqüentar sala de aula, me percebendo como tão despreparada, mas ao mesmo tempo tão curiosa em saber onde tudo isso poderia dar. ”Qui Treim estranho sô”!!!
E por falar em trem, embarquei nessa viagem em direção a uma “formação em psicologia” ao qual o número da minha “passagem” é o 24º lugar, o que não imaginava era as surpresas que essa trajetória reservara. Ao logo do caminho tenho conhecido os demais passageiros que compartilham do mesmo objetivo, chegar a essa tão “Formação em Psicologia”. Há nesse trem mordomos que nos  “servem” os passageiros, a cada período novos mordomos surgem e nos é oferecido novas “refeições”, umas bem saborosas, outras não tão agradáveis, teve uma que foi exótica, inicialmente não entendia o que ele estava fazendo ali, uma tal de estatística, para muitos foi difícil de engolir .
Mas na medida em que o tempo vai passando posso perceber que todas as “refeições” oferecidas são necessárias, pois promovem o “crescimento intelectual” dos vários passageiros que embarcaram nessa longa viagem. Ao longo da trajetória alguns passageiros desceram, alegando terem embarcado no trem errado, outros vieram de outros trens, e eu continuo ”metralhada” por vários sentimentos, na medida em que o trem movimenta, por alguns períodos pensei que poderia ser arremessada para fora dele, mas sempre apareceu algum passageiro para incentivar a continuar dentro desse amplo trem.
Inicialmente eu pensava lá com meus “botões”, ”eita” “passagem cara”, ”viagem longa”, ”passageiros tal diferentes”, ”alguns alimentos estranhos” (nem o tal do Freud explica.), mas continuo...
Com muita freqüência, os “mordomos” nos apresentam tantas formas de fazer a mesma “receita”, isso é incrível, a diversidade dos saberes, em cada momento essas receitas nos é apresentada com o nome de mestres diferentes (tem cada nome...), parece que a qualquer momento pode “dá um nó na minha cabeça”,uffa...
São eles Freud - Psicanálise / Lacan, Husserl – Fenomeologia , Perls-Gestalt , – Skinner - Behaviorismo e tantos outros, mas todos buscavam um bem comum, compreender os comportamentos humanos, isso é mesmo fascinante, ainda que não concorde de como é efetuado algumas receitas(e nem estou aqui para isso...),mas entendo que é necessário estudar todas as formas para que ao término da viagem eu e todos os demais passageiros possamos executar as nossas próprias receitas, usando ingredientes de outros e formas diferentes mas com o mesmo objetivo  de estudar o comportamento e os processos mentais dos indivíduos.
Essa longa, mas gratificante viagem só terminará em dezembro de 2012, muitas novidades ainda vão aparecer muitos desafios  e alguns obstáculos, mas essa experiência está proporcionando o conhecimento através de “receitas”, e a relação diária com cada viajante e sua subjetividade me faz ter a certeza que irei sair desse trem com a mesma identidade que entrei, mas o aprendizado e as relações estabelecidas me proporcionaram um saber imensurável, o que me faz ficar sem palavras. Vou continuar escrevendo a historia na medida em que o trem percorre os longos trilhos da perseverança. O meu grande objetivo, é aplicar o conhecimento adquirido ao longo dessa  desafiadora viagem para além dos “trilhos” acadêmicos.

Um comentário:

  1. Ok garotos, vocês fizeram uma produção coletiva do percurso, certo? Ficou bacana essa metáfora do trem! Mas cá para nós, será que a identidade permance a mesma durante e depois desse percurso? Questão para pensar...

    Grande abraço,

    Valéria e Cássia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário