segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Gestão e cuidado


Uma breve reflexão sobre o que vem a ser a disciplina Gestão e Cuidado, no curso de Psicologia, embasado nas noções iniciais adquiridas até então, se instaura em três aspectos determinantes: a preocupação com a formação do psicólogo, o processo de gestão e de cuidado.
Desse modo, vale destacar os vários conceitos dessas duas palavras: Gestão, no sentido dicionarizado, é sinônimo de gerência, de administração. É, também, gerenciar pessoas em seus processos interpessoais em um ambiente comum que ultrapassa as fronteiras do profissionalismo, que se co-relaciona com a noção de Cuidado, comumente relacionado à área de saúde.
Por Cuidado, conforme o dicionário Silveira Bueno, significa precaução; cautela; inquietação de espírito; desvelo – cuidado; carinho; zelo; dedicação – pessoa ou coisa que é objeto de desvelos; dentre outros.
Ambos os conceitos, na atualidade, se interligam fazendo emergir a necessidade de ampliar os horizontes do saber com conhecimentos para além do domínio exclusivo da psicologia.
Para tanto, como um processo de construção a ser desenvolvido coletivamente, que requer maior articulação com as diversas teorias, métodos e práticas, o profissional adotará posturas, habilidades e competências multidisciplinares, por meio de ênfases transversais que possam contribuir para o seu processo de formação e posterior atuação em psicologia.

2 comentários:

  1. Como já dito pelo grupo Psicar anteriormente, e de acordo com nossa opinião concordamos que as ênfases Cuidado e Gestão são interligadas e, portanto indissociáveis. Assim como uma formação generalista permitirá ao profissional adotar novas posturas, habilidades e competências baseadas na multidisciplinaridade, tão em alta nesse mercado de trabalho tão competitivo dos dias atuais.
    Essas transformações que vigoram na sociedade e no mercado de trabalho vislumbram novas construções de vínculo, aproximando quem oferece ou presta serviço de quem o recebe. Personalizando a relação, que deve ser compromissada, solidária (cuidado) e aparecer como fruto de uma construção social e parte de um esforço que envolve equipe, instituições e comunidade (gestão). A organização de serviços e a renovação das práticas reconhecidas nas práticas que valorizam o cuidado têm em suas concepções a idéia de considerar o indivíduo como sujeito a ser atendido e respeitado em suas demandas e necessidades, ou seja, não se pode falar em gestão sem o devido cuidado.

    ResponderExcluir
  2. A relação entre gestão e cuidado fica clara nesse fim de semestre após algumas apresentações de professores em sala de aula. Esta semana professores se juntaram com o objetivo de explicitar as propostas de cada estágio nas ênfases.
    Apesar de ficarmos um ano em gestão ou cuidado observamos que mesmo e matriculado em uma ênfase estaremos de certa forma fazendo as duas devido esse cruzamento que promete ser saboroso devido a variedade de escolhas!
    Ermitões

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário