sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sobre conversas, desabafos e espaços coletivos

As perguntas que orientam a postagem intitulada Que confusioooooon são muito instigantes. Que formação queremos? Que gestão e cuidado estamos falando? E a construção das possíveis respostas é exatamente a proposta da disciplina: trocar saberes e textos, dialogar com diferentes pensamentos, autores, professores e colegas sobre as diretrizes curriculares, a profissão do psicólogo, sua relação com o trabalho, as dimensões da gestão e do cuidado na atuação profissional, o trabalho em equipe, a formação em psicologia! A riqueza dessa proposta de construção coletiva, nos torna, professores e alunos, aprendizes. Esse lugar de aprendiz nos desloca, nos provoca, nos interroga. O saber não está pronto? Temos que colocar a mão, ir e vir, questionar, articular com outros saberes (populares e científicos), duvidar, afirmar, retomar, inventar? Sim, essa é a postura de conhecimento que estamos defendendo. Partimos da noção que o saber e o fazer se movimentam e não estão fixos ou cristalizados em alguns lugares ou algumas pessoas. De fato é uma proposta diferente de aprender, de conhecer, de caminhar na formação.


No mais, acreditamos que o blog pode ser sim, um espaço para o desabafo, mas, lembrando a aula do Cacá, para além de um espaço de que todos nós DEVEMOS cuidar, o blog é um espaço do qual todos nós PODEMOS cuidar e temos a liberdade para isso. Claro, a liberdade implica também em responsabilidade sobre nossas posturas e palavras.

Mas este é um tema que não se esgota aqui. E continuemos as interações.

Abraços,

Valéria e Cássia

4 comentários:

  1. Cássia e Valéria, que iniciativa fantástica!!! Adorei!!!! Grande abraço, Flávia.

    ResponderExcluir
  2. "No mais, acreditamos que o blog pode ser sim, um espaço para o desabafo.... o blog é um espaço do qual todos nós PODEMOS cuidar e temos a liberdade para isso. Claro, a liberdade implica também em responsabilidade sobre nossas posturas e palavras."

    Concordamos plenamente...

    Aliás desde o primeiro período temos alguma noção do cuidado...

    Como gestores do blog acreditamos que aqui pode ser um local de desabafos sim... mas respeitando os leitores e seguidores... afinal a ética do psicólogo também implica respeito ao próximo.

    Imagine se todos os grupos passassem a desabafar tudo que os incomodam? O blog deixaria
    de ser acadêmico e pior, deixaria de ser GESTÃO E CUIDADO.

    Grupo Psico Social

    ResponderExcluir
  3. Cássia e Valéria,

    Entendo que idéia do blog é de vertente acadêmica, mas também penso que seria uma forma de expressão mais livre, possibilidade individual de diálogos tão vários quanto são os alunos em turma. E Maaais Divertida do que a escrita de textos de cunho acadêmico( que fazemos o curso todo) como foram postados. O que tornou o blog muito chato para ser lido. Poderia ter sido feito ao contrário e pedido uma escrita literária, mais poética, mais crítica, mais 'autêntica' ou mais subjetiva como os alunos 'da psi' gostam tanto de usar.(vendo as reações acredito que me enganei).
    No mais a intenção não foi ofender as professoras ou demais alunos. Eu, particularmente, acho as reações exageradas. Isso não é um pedido de desculpas, apenas um esclarescimento. E, sei bem que falar requer muita responsabilidade, e que escrever e assinar requer muito mais.

    Viviane Alcântara

    ResponderExcluir
  4. Esse blog ainda está sendo monitorado?
    achei a proposta muito bacana e deveria ser mantida.
    abç

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu cometário