segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Juventude, Vitimação e Violência”


A palestra Juventude, Vitimação e Violência aconteceu no ultimo dia da Semana de Ciência, Arte e Política (SCAP) evento anual da PUC - São Gabriel,  no dia 17 de setembro e foi ministrada pela professora Márcia Mansur que dá aulas para o curso de Psicologia na disciplina de Políticas Públicas. Houveram as participações da Dra. Valéria da Silva Rodrigues (Juíza da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte), Dr. Stanley Gusman (Presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da OAB-MG) e Cristina Villas Boas( Professora de Teoria do Desenvolvimento do Adolescente - Psicologia).
A Dra.Valéria falou um pouco sobre sua trajetória e sobre sua escolha de trabalhar com adolescentes. E relata que hoje, apenas participa da implantação da pena sócio educativa, não participando mais das audiências. Um dos motivos que a fez tomar esta decisão foi ver a importância da equipe multidisciplinar ao dar uma sentença. Acredita ser essencial a participação do psicólogo na avaliação dos processos. Como hoje ainda, percebe que nem todos têm essa preocupação, a Juíza diz preferir ficar apenas com a parte das medidas. Deu exemplos de como a juventude de hoje, tanto de classe baixa, quanto de classe alta, desejam a mesma coisa. Querem o mesmo tênis da moda, querem ser vistos pela sociedade e necessitam do sentimento de pertencimento. Para explicitar isso, deu exemplo de violência que ocorre entre adolescentes de classe alta. Briga entre alunos de dois colégios conceituados de Belo Horizonte, como se fosse uma disputa de poder. Mesmo dando este exemplo, disse que é muito difícil ver jovens ricos sendo indiciados. A grande maioria desses jovens são pobres, com histórico de crimes, drogas e outros problemas familiares. Fala da dificuldade de se arrumar um emprego hoje em dia, e do baixo salário. E ao contrário disso, a facilidade para entrar no mundo do tráfico, e receber muito dinheiro.
Após a participação da Doutora Valéria, Dr. Stanley Gusman pegou o “gancho” da fala de Valéria, dizendo que apesar de todos estes fatores influenciarem bastante para que os adolescentes cometam cada vez mais crimes, estes mesmos adolescentes estão dando abertura para que algumas violências aconteçam. O Doutor então insinua que as crianças e adolescentes hoje em dia, envolvidas pela mídia e mudança de valores também são um pouco responsáveis por tanta violência. Comentário este, que gerou desconforto em muitas pessoas presentes na sala.
Por ultimo, a professora Cristina Villas Boas, falou um pouco sobre o conceito de juventude na contemporaneidade e apresentou algumas definições de juventude. No geral a descrição da juventude foi relacionada à necessidade de pertencimento, a tentativa de ser diferente (mas ao mesmo tempo igual para pertencer), indecisões e sede de adrenalina, querendo desafiar o mundo.
Ao final, foi aberto um espaço de perguntas e comentários acerca do tema e a respeito da fala dos convidados. A palestra foi interessante ao que se refere a oportunidade de ouvir profissionais que estão em contato direto com adolescentes em conflito com a lei e que trouxeram um outro olhar para alem do psicologia (com o qual estamos acostumados) por exemplo, o do  Direito. Alem da proximidade existente entre o tema “Juventude, Vitimação e Violência” com a disciplina de Políticas Públicas, que dentre outros fatores visa proporcionar, a nós alunos, uma visão critica acerca dos conceitos ligados a política pública e social e sua relação com a psicologia enquanto prática transformadora do sujeito e da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário